Pesquisa online

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Resp. Tenho um negócio caseiro de vendas de artefatos de lojas para varejistas, procuro operar numa margem bruta de 25% a 30%, mas tenho dúvidas se esse pensamento é adequado. Vivo me questionando, o quanto nossa receita pode aumentar se cobrássemos um pouco menos?

Prezada Eliana - Salvador/ Ba.

Você  deve se incubir em observar em quanto sua receita diminuirá caso você cobre mais. As contas de lucro líquido e bruto são muitas vezes mais importantes que somente as vendas. No seu caso evidenciado por e-mail preferiria ter um lucro bruto de R$ 20 mil sobre as vendas de R$ 50 mil e ter o mesmo sobre os evidenciados R$ 100 mil de faturamento. Porque? Eu teria um pouco menos dores de cabeça com somente um número adequado de funcionários alinhando os argumentos e os outros fatores evidenciados em seu e-mail. Também, estaria buscando maneiras de ampliar as suas margens e não de reduzi-las.

Há ocasiões em que faz sentido abaixar os preços, mas eu pessoalmente não agiria dessa forma, a não ser que tivesse certeza de que essa atitude traria vendas adicionais e que estas vendas realmente valerão a pena. Lembre-se: somente as vendas não são sinonimo de caixa, e caixa é aquilo que sua empresa precisa para sobreviver.

A disposição no que possa ajudar!

Leonardo Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário