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quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Boas relações interpessoais  bons resultados na gestão!

                                                                                                                                   Leonardo Sacramento*

Para a maioria das pessoas, o trabalho ou o emprego é um importante componente da vida social, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades.

Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho ou do emprego influi na vida pessoal e profissional dos sujeitos que dependem desse contexto para sobreviver. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos e consequentemente produtividade eficaz, assim como um clima organizacional desfavorável gera emoções desforizantes e consequentemente impacta negativamente nos resultados da organização.

Com as incertezas que vem se apresentando no mundo do trabalho e o sucateamento das relações de trabalho e emprego; emerge a perca no sentido do trabalho ou do emprego. Para que cumprir com tarefas e permanecer em lugares antes desejados se não há sentido no que estão fazendo? Não há visibilidade! Consequentemente as pessoas se tornam hostis e com condutas agressivas. 

Tenho observado nos ambientes laborais que as emoções das pessoas que nem sempre se expressam de forma clara. A ansiedade, a raiva, a angústia manifestam-se de maneira camuflada, sob diversas formas: queixas, reclamações, inquietações, demagogia, hipocrisia, absenteísmo, falta de cortesia, danos morais, postura competitiva destrutiva, ironia, vaidades e inveja. Resultando  no que se chama de baixa estima e clima organizacional tenso.

Segundo MOSCOVICI (2012), "o processo de interação humana encontra-se presente nas organizações, e a forma como se dão essas interações influencia os resultados de toda a empresa."

Apreciando tal perspectiva, percebo que as relações interpessoais no âmbito laboral das atuais organizações de trabalho e emprego a realização "eu-eu" fundamental na interação com os outros vem sendo sucateada e consequentemente muitas pessoas se queixam de uma subutilização de seu potencial, fruto das inadequadas condições laborais, traduzindo-se no aumento da insatisfação das pessoas e consequentemente da empresa. Essa insatisfação provoca uma diminuição do seu rendimento, acarretando consequências na saúde física e mental do trabalhador e, em decorrência, menor rentabilidade empresarial. Entretanto, não se pode esperar qualidade no desempenho das pessoas se essas não têm qualidade em seu próprio labor.

Quando ocorre esse desequilíbrio geralmente fruto de maior investimento em tecnologia em detrimento do investimento nas pessoas, fica evidente a baixa satisfação do trabalhador ou empregado acerca do seu desempenho funcional e afeta diretamente a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa ou organização. Para que isso não ocorra, é essencial que se conheça quais são as expectativa e necessidades das pessoas e da organização, assim é possível minimizar os fatores que  interferem na qualidade e no resultado do produto ou serviço produzido.

O objetivo deste simples texto é alertar para a essencialidade da qualidade de vida no ambiente de trabalho pois este recurso está diretamente associado ao sucesso do negócio. É possível alinhar a produtividade, ótimos resultados com melhores condições de trabalho. Veja como é simples manter uma boa relação interpessoal em sua gestão e ampliar as possibilidades de bons resultados: 




Fontes consultadas:

BOM SUCESSO, Edina de Paula. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho.
São Paulo: Qualitymark, 2002.

MOSCOVICI, Fela. Equipes Dão Certo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. Revisado 2012.


* Consultor credenciado Sebrae, Projetista PMI,, Antropólogo empresarial,, Psicanalista, Especialista em estratégias de RH, Especialista em metodologia do ensino superior e novas tecnologias na educação, MBA em psicologia organizacional, Mestre em gestão da educacional.

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